Aplicações

  • Stellarium –  Esta aplicação gratuita de planetário permite ao utilizador explorar o cosmos com um céu real usando o seu computador. A visão é muito parecida com a que se obtém a olho nu, com binóculos ou telescópio. 
  • CelestiaEste simulador espacial gratuito leva o utilizador a uma viagem pelo espaço em três dimensões, através do Sistema Solar até outras galáxias. Veja de perto os objetos celestes que só podemos espreitar de longe aqui da Terra.
  • MitakaMitaka é um software de visualização do Universo conhecido que utiliza dados astronómicos reais e modelos teóricos, desenvolvido pelo projeto Four-Dimensional Digital Universe (4D2U) do National Astronomical Observatory of Japan (NAOJ). Os utilizadores do Mitaka podem navegar através do espaço desde a Terra até aos limites do Universo observável. 
  • WorldWide Telescope Este rico ambiente de visualização funciona como um telescópio virtual, trazendo as melhores imagens dos astros obtidas por telescópios espaciais e em solo terrestre, permitindo viagens inesquecíveis pelo Universo.
  • SkyView / SkySafari – Estas aplicações são destinadas a amadores e profissionais. Basta apontar o seu dispositivo para o céu e começar a identificar planetas, estrelas, constelações, satélites, e muito mais!