100 Horas de Astronomia

Um dos maiores eventos do Ano Internacional da Astronomia em 2009 foi o Programa Global “100 Horas de Astronomia”. Em janeiro de 2019, uma nova edição das 100 Horas de Astronomia será realizada, integrada nas comemorações do centenário da União Astronómica Internacional. Trata-se de uma celebração com a duração de 100 horas, ao redor do globo, sem interrupções, composta por uma vasta gama de atividades visando o envolvimento do público em geral.

O evento decorre durante quatro dias, de 10 a 13 de Janeiro. Neste período, pessoas em todo o mundo irão partilhar a experiência de observar o céu. Para muitos, será a primeira oportunidade de admirar a beleza do céu noturno através de um telescópio. Para outros, uma oportunidade perfeita de divulgar conhecimentos e inspirar uma nova geração a explorar o cosmos.

Centenas de eventos locais estão a ser planeados por instituições científicas e entusiastas de astronomia em todo o mundo, incluindo sessões de observação com telescópios, exposições, apresentações especiais, e muito mais. Em vários países, ocorrerão palestras públicas proferidas por conferencistas convidados e especialistas em astronomia, ansiosos por colaborar nesta iniciativa global.

Para acompanhar a evolução dos eventos a ocorrer durante as 100 Horas de Astronomia, e também para que eles possam ser promovidos de forma mais eficaz, recomenda-se o registo da atividade online. Qualquer pessoa pode planear um evento, desde a exibição de um filme relacionado com a astronomia, até uma maratona com 100 horas de duração. A sua imaginação é o limite. As atividades e eventos das 100 Horas de Astronomia poderão atrair novos públicos e, quem sabe, ser a inspiração para novos cientistas que queiram iniciar uma carreira ligada à astronomia.

As 100 Horas de Astronomia são um evento grandioso, que pretende envolver pessoas de todos os sectores da sociedade ao redor do globo, transmitindo várias mensagens, desde os benefícios pessoais do conhecimento astronómico até à problemática atual da crescente poluição luminosa. Por isso, reserve na sua agenda espaço para as 100 Horas de Astronomia!

As 100 Horas da Astronomia são um projeto global que se integra nas celebrações do centenário da União Astronómica Internacional, que ocorre em 2019. Para celebrar este marco, a IAU está a organizar eventos ao longo de todo o ano visando aumentar a visibilidade de um século de descobertas astronómicas, e apoiar e ampliar o uso da Astronomia como ferramenta de educação, desenvolvimento e diplomacia, através de seu tema central “Debaixo de um Mesmo Céu”

Em Portugal, a coordenação das atividades do centenário da IAU está a cargo da Sociedade Portuguesa de Astronomia com apoio do NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia. Pode entrar em contacto connosco através da área de contactos no menu.

Para saber mais sobre as atividades planeadas a nível mundial, visite o site do IAU100.